Câmara se mobiliza para viabilizar Centro Especializado em Reabilitação e Oficina Ortopédica para Nova Andradina
Por meio da Indicação 319/2023, a Câmara de Vereadores de Nova Andradina deu início às tratativas para viabilizar a instalação de uma unidade do Centro Especializado em Reabilitação (CER/APAE) e Oficina Ortopédica em Nova Andradina. A proposta é encabeçada pelas vereadoras Marcia Lobo (MDB) e Gabriela Delgado (PSB) e pelos vereadores Dr. Leandro Fedossi (PSDB), Arion Aislan (PL) e Dr. Sandro Hoici (sem partido).
O pedido foi oficializado na 30ª Sessão Plenária Ordinária Deliberativo e encaminhado ao deputado estadual licenciado e titular da Secretaria Estadual de Governo, Pedro Caravina, secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa, prefeito Gilberto Garcia e secretário municipal de Saúde, Hernandes Ortiz.
O CER/APAE é um serviço especializado de reabilitação, o qual dispõe de Médicos Especializados em Reabilitação, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Enfermagem, Nutrição, Técnico em Órteses e Próteses e Educador Físico.
“O Centro realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência física e intelectual em Mato Grosso do Sul”, argumentaram os vereadores na justificativa da indicação.
Mais indicações
A saúde também pautou a Indicação 392/2023, de autoria da vereadora Marcia Lobo e dos vereadores Arion Aislan, Dr. Sandro Hoici e Dr. Leandro Fedossi, solicitando a capacitação de todos os profissionais da área da saúde para intercâmbio de informações sobre a Tuberculose.
“Hoje contamos com oito casos confirmados e quatro em ataque (que são os familiares que são supervisionados). Em uma cidade com mais de 50.000 habitantes, a probabilidade dessa doença estar escondida é muito grande, precisamos estar de olhos atentos, pois as doenças mais antigas estão voltando”, alertaram os parlamentares.
Ainda para o setor da saúde, a vereadora Marcia Lobo cobrou, na Indicação 387/2023, que seja realizada a revisão e limpeza de todos os bebedouros existentes nos prédios de responsabilidade da Secretaria de Saúde e a colocação de bebedouros com filtros nos locais que ainda não possuem.