Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara se despede de Ganji Fujibayashi, primeiro servidor da Casa

Câmara se despede de Ganji Fujibayashi, primeiro servidor da Casa

por Marcos Santi publicado 06/12/2019 12h09, última modificação 06/12/2019 12h09
Moção de Pesar e homenagens marcaram cerimônia de adeus ao pioneiro do Legislativo nova-andradinense
Câmara se despede de Ganji Fujibayashi, primeiro servidor da Casa

Sessão foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Nova Andradina (Foto: Leonardo Kissy/7ª Arte)

Em sessão fúnebre realizada na quinta-feira (5), a Câmara de Vereadores de Nova Andradina se despediu de Ganji Fujibayashi. “Seu Honório”, como era carinhosamente conhecido, tinha 84 anos.

Primeiro servidor da Casa de Leis, ele iniciou sua trajetória no Poder Legislativo de Nova Andradina no dia 20 de dezembro de 1962, desempenhando suas funções até 2014.

Nascido em Araçatuba (SP), em 10 de janeiro de 1935, filho de Guenchiti Fujibayashi e de Toshiko Fujibayashi, família tradicional da cidade de Pereira Barreto, cursou o primário no município paulista.

Já entre os anos de 1949 e 1956, morou em São Paulo, onde fez o ginásio na Escola Estadual Alexandre Gusmão, o colegial na Escola Estadual Presidente Roosevelt e o curso superior Escola de Engenharia Politécnica.

Em 1957, mudou-se para Presidente Prudente (SP), onde sua história começaria a se entrelaçar com a de Nova Andradina. De 1959 a 1961, foi funcionário da empresa Andrade & Ferreira de Souza, firma responsável pelas primeiras edificações da “Cidade Sorriso”.

Nessa época, Ganji conheceu pessoalmente diversas personalidades que também escreveriam o nome na história de Nova Andradina, como os senhores Luiz Soares Andrade, Walter Hubacher, Milton Modesto, André Loyer entre outros.

A partir de então, se mudar para a “Cidade Sorriso”, município fundado em 20 de dezembro de 1958, seria questão de tempo. De 1961 a 1962, foi secretário do então subprefeito de Nova Andradina, Vearni Castro.

A trajetória no Legislativo nova-andradinense começaria logo em seguida, no dia 20 de dezembro de 1962, quando começou a funcionar a Câmara Municipal de Nova Andradina.

Por meio da Portaria n°. 01/1962, foi nomeado pelo então presidente da Casa, Décio de Azevedo Mattos, como Chefe da Secretaria da Câmara Municipal, tornando-se o primeiro servidor do Legislativo.

Aliás, de 1962 a 1984, “Seu Honório” foi o único funcionário da Câmara Municipal, tendo conhecido todos os prefeitos e todos os vereadores de Nova Andradina.

Casado com Walkiria Salete Fujibayashi desde 1961, Ganji teve três filhos: Marçal, Gerson e Sandra Fujibayashi, além de seis netos e um bisneto.