Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara requer providências para contratação de monitores em veículos escolares

Câmara requer providências para contratação de monitores em veículos escolares

por Cleverson Gouveia publicado 07/06/2023 10h54, última modificação 07/06/2023 10h54
Câmara requer providências para contratação de monitores em veículos escolares

CMNA/Arquivo

A Câmara Municipal aprovou o Requerimento 067/2023, de autoria da vereadora Gabriela Delgado (PSB), em que requer à Prefeitura de Nova Andradina e ao Conselho Municipal de Educação providências quanto à contratação de monitores para os veículos/ônibus/vans que transportam estudantes no município.

No documento, a parlamentar relembrou grave acidente ocorrido recentemente no trajeto escolar com um estudante da zona rural. “A criança precisou de atendimento urgente hospitalar, inclusive com necessidade de transferi-lo a Dourados. O susto maior passou, contudo, poderíamos estar nesse momento lamentando a perda de uma vida”.

“Quero lembrar que no ano de 2022 solicitei, por meio da Indicação nº 66, que tivéssemos monitores nesses ônibus. A resposta não foi a que esperávamos, pois foi tratada como inviável, devido os custos ultrapassarem o limite da folha de pagamento”, lamentou Gabriela Delgado.

À época da proposição, a vereadora comentou que, por não concordar com a resposta do Executivo, agendou reunião com um grupo de mães da zona rural, Secretaria de Educação e com o responsável pelo transporte escolar, em que ficou acordada a instalação de câmeras nos veículos, visando maior disciplina dos estudantes.

“É preciso ressaltar que não era o que esperávamos, porém, já era algo a ser feito. No entanto, praticamente um ano após a reunião, nenhuma providência foi tomada. Isso nos preocupa, vidas estão em risco, é por isso que estou requerendo ao Conselho Municipal de Educação que tome providências”, argumentou a vereadora.

Na justificativa do requerimento, Gabriela também citou que, atualmente, além de dirigir, os motoristas “precisam assumir o dever de zelar pela disciplina dos estudantes no trajeto”. “É uma ocupação inviável, do qual acaba por prejudicar o desempenho dos motoristas, considerando não ser acessível dirigir e cuidar dos estudantes”, emendou;

Para a vereadora, diante desse cenário, aumentam-se os riscos de acidentes. “Não se trata apenas de disciplina, é também uma relação de monitoria, de termos pessoas adultas para cuidarem dos cintos de segurança e de que as crianças levantem apenas quando forem autorizadas, precavendo os riscos de acidentes”, concluiu.