Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara reconhece talento do artesão Augusto Procópio por suas obras com materiais recicláveis

por Cleverson Gouveia publicado 04/07/2024 13h47, última modificação 04/07/2024 13h47

Agência 7ª Arte

O artesão Augusto Geraldo Procópio, conhecido por transformar materiais recicláveis em arte, foi homenageado na 17ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Nova Andradina. A moção de parabenização foi uma iniciativa do vereador Ceará do PT, destacando a contribuição do artesão para a preservação ambiental e sua dedicação ao ofício.

Desde os 18 anos, Augusto se dedica ao artesanato. Ele começou seu percurso artístico com argila, criando peças como panelas, flores e pássaros. Com o tempo, ele expandiu seu trabalho para incluir MDF, PVC, papéis e outros materiais reutilizáveis, sempre com o objetivo de aproveitar ao máximo os recursos que seriam descartados.

Recentemente, Augusto focou suas atenções nas garrafas de vidro, percebendo a grande quantidade de vidro que é jogada fora. Ele investiu horas de estudo e disciplina para dominar técnicas de corte, lixamento, acabamento, desenhos e escrita em vidro, transformando garrafas em verdadeiras obras de arte.

A homenagem prestada pela Câmara Municipal destacou não apenas a qualidade das obras de Augusto, mas também seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação constante em suas criações. “Enaltecemos a pessoa do professor Augusto Geraldo Procópio, que tem a arte de se reinventar todos os dias, um artesão que a história e a vida nos oferecem de presente, como dádiva social em Nova Andradina. Por todas as suas atitudes, deixa para nós, o legado de alguém que merece todos os dias os nossos parabéns e gratidão”, afirmou o vereador Ceará do PT durante a sessão.

Em sinal de agradecimento, Augusto presenteou todos os vereadores com um copo de vidro personalizado, que trazia o nome de cada parlamentar e desenhos de árvores e plantas típicas da flora sul-mato-grossense. O gesto foi recebido com grande apreço pelos legisladores, que reconheceram o talento e a dedicação do artesão.