Câmara prestigia lançamento da Campanha Setembro Amarelo
A solenidade de abertura reuniu profissionais da saúde, educação e assistência social contando com a participação dos vereadores Valmirá do Pax, Robertinho Pereira, Ricardo Lima, Joana Darc, Marião da Saúde, Wilson Almeida, além do presidente da Câmara, Vailton Vlademir Sordi “Amarelinho”.
As atividades são o resultado de parceria entre Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, por meio das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, OAB, Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Universidades, Ministério Público e Poder Judiciário, entre outros parceiros.
Com o foco em promover o diálogo, conscientização, prevenir, informar, criar espaços de conversa e auxiliar pessoas, as atividades vão contar com blitz, palestras e capacitações voltadas aos profissionais da saúde, policiais militares e rede de atendimento (poder judiciário e assistência social – CREAS e CRAS), realização de oficinas em saúde mental e o desenvolvimento de atividades educativas nas escolas.
Para o presidente da Câmara, vereador Amarelinho, é importante abordar o assunto no sentido de passar orientações, bem como para a desmitificação de alguns preconceitos que existem em torno do tema.
“Ao contrário do que a maioria das pessoas imaginam, as pessoas com tendência ao suicídio demonstram sinais que requerem atenção e cuidados. É muito importante que exista o apoio àquela pessoa para que ela se sinta protegida, amada e com possibilidades de seguir adiante seu caminho”, ressalta Amarelinho.
Na oportunidade, o Chefe do Legislativo, divulgou alguns números relacionados ao suicídio, o que demonstra a necessidade de mecanismos de prevenção. “É um tema muito triste e existe em nosso meio, e mais preocupante é saber que a cada 40 segundos, uma pessoa comente suicídio no mundo, e que de acordo com a OMS, é a segunda principal causa de morte entre as pessoas com idade entre 15 e 29 anos, o que torna fundamental uma campanha de conscientização que vem se intensificando a cada ano com o objetivo direto de alertar a população a respeito do suicídio e suas formas de prevenção”, destacou.