Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara parabeniza organizadoras de projeto alusivo ao Dia da Consciência Negra

Câmara parabeniza organizadoras de projeto alusivo ao Dia da Consciência Negra

por Sebastiao — publicado 09/12/2022 09h31, última modificação 09/12/2022 09h31

Por iniciativa da vereadora Cida do Zé Bugre (PL), a Câmara Municipal de Nova Andradina homenageou, na Moção de Parabenização 059/2022, as organizadoras do projeto “Nova Andradina Celebra o Dia Nacional da Consciência Negra” e as participantes do concurso “Beleza Negra”, que integrou a programação do evento.

A moção foi entregue à secretária municipal de Educação, Giuliana Masculi Pokrywiecki, e à diretora da Fundação Nova-Andradinense de Cultura, Ana Lucia Ferreira Vasconcellos, extensiva às participantes do concurso de beleza: Miss Juvenil: Diovana Salomão De Paula, Jamili Cristina Moraes; Miss Adulto: Fernanda Soares Junglos, Fernanda Da Silva Lazarini; e às três gerações: Djanira Alves Da Silva (avó), Elaine Cristina Dos Santos (filha) e Jamili Cristina Moraes (Neta).

Programação

Além do concurso, o evento contou com Roda de Conversa; Mediadores: Prof. Dra. Eugênia Portela de Siqueira Marques (Docente da FAED/UFMS coordenadora do NEAB/UFMS); Exposição Cultura e Arte Afro Brasileira: (Trabalhos de alunos desenvolvidos nas escolas e de artistas locais); “II Festival Cultural e Gastronômico” Tema de 2022 - Cultura e Arte Afro Brasileira; e apresentações de danças afro-brasileiras com dançarinos e grupos de danças convidados entre elas; Jongo: ritmo que teve bastante influência na criação do samba; Maracatu: muito presente na região nordeste do Brasil; Samba de roda: surgida na Bahia, no século XVII, hoje integra o Patrimônio Imaterial, Apresentações de músicas (afro brasileiras) com cantores convidados. Samba, Maracatu, Ijexá, Maxixe, Lambada, Carimbó, entre outros.

A programação também foi composta por exposição de arte africana (peças produzidas nas escolas) artesanatos e artes produzidas pelos alunos das escolas municipais e artistas convidadas; e oficina de pintura mural (pintura do muro, tema cultura arte afro-brasileira).

A Fundação Nova-Andradinense de Cultura realizou também a segunda edição do Concurso Beleza Negra, com desfile de trajes típicos afro-brasileiros com alunos das creches e unidades municipais de ensino.

“Contamos também com a participação da inaudita da Banda SAMPRI (Samba) de Campo Grande encerrando a noite do dia 18 de novembro. O projeto contou com a participação especial das CEINFS e Escolas Municipais de Nova Andradina que oferecem barracas com bebidas e comidas típicas, e ainda tem a participação dos alunos e professores nas apresentações culturais. No segundo dia do evento, 19 de novembro, as escolas municipais e Centros de Educação Infantil apresentam a cultura Afro-Brasileira, por meio de danças, comidas, e bebidas típicas”, citou a vereadora em trecho da moção.

Na ocasião, foi consolidado o “II Festival Cultural e Gastronômico”, nos moldes da Festa das Nações, com a participação dos CEINFS, Escolas Municipais e FUNAC, realizado no Centro de Eventos Professor José Antônio Zanquetta.