Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara Municipal de Nova Andradina celebra Dia do Migrante Nordestino em Sessão Solene

por Cleverson Gouveia publicado 26/06/2024 12h03, última modificação 26/06/2024 12h03

Agência 7ª Arte

Em uma noite marcada por reconhecimento, a Câmara Municipal de Nova Andradina realizou Sessão Solene em homenagem ao Dia do Migrante Nordestino. A celebração, proposta pelo vereador Ceará do PT, foi instituída pelo Projeto de Lei Ordinária nº 22/2021 com o intuito celebrar a riqueza cultural e as contribuições dos nordestinos à comunidade local.

“Essa solenidade tem como objetivo homenagear os nordestinos que, ao longo dos anos, contribuíram significativamente para o desenvolvimento do município, enriquecendo-o culturalmente e economicamente. Essa cerimônia também busca destacar histórias de vida inspiradoras, celebrando as conquistas e o legado desses cidadãos”, frisou o parlamentar.

O ponto alto da noite foi a entrega do Troféu Chico Manaus, uma homenagem póstuma a Francisco Martins Cardoso, conhecido como Chico Manaus. Pioneiro nordestino, Chico Manaus chegou à região em 1965 e se estabeleceu definitivamente em Nova Andradina em 1970. Faleceu em 2021, aos 90 anos, deixando um legado de dedicação e serviço à comunidade.

A entrega do troféu foi precedida por um vídeo que retratou a vida e as contribuições de Chico Manaus. A honraria foi recebida por sua esposa, a professora Inês Lima, que emocionou os presentes ao rememorar a trajetória do marido e seu orgulho em se tornar um nova-andradinense.

A celebração contou com apresentações musicais de Mateus e Nanda, do Grupo Gema, acompanhados por Marcos Santi, no violão. A dupla Marcola e Moisés também trouxe seu talento ao plenário, que ainda foi palco da poesia “Milagre de São João”, interpretada pelo próprio autor, o poeta e vereador Ceará do PT, acompanhado por Marcos Santi, na viola. Houve ainda momento de reflexão bíblica ministrada pelo diácono Cícero Vieira Brais.

A mesa de autoridades foi composta pelo presidente da Câmara, vereador Dr. Leandro Fedossi, o anfitrião e autor da proposição, vereador Ceará do PT, o vice-prefeito Milton Sena, e os vereadores Wilson Almeida e Deildo Piscineiro e as vereadoras Cida do Zé Bugre, Gabriela Delgado e Márcia Lobo.

Além do Troféu Chico Manaus, foram entregues homenagens a diversos migrantes nordestinos que se destacaram na comunidade. Entre os homenageados estavam Amaro Honorato da Silva, indicado pelo vereador Deildo Piscineiro;  Francisco Leite Neto (vereador Ceará do PT), Jerusa Felix dos Reis (vereador Wilson Almeida), Madalena Maria de Jesus (Cida do Zé Bugre), Gabriel Rodrigues Filho (vice-prefeito Milton Sena) e João Alves de Souza (vereador Dr. Leandro Fedossi). Cada homenagem foi precedida por vídeos que narraram as histórias de vida dos agraciados, evidenciando suas contribuições para Nova Andradina.

Nos discursos, o vereador Ceará destacou a importância do reconhecimento e da valorização dos migrantes nordestinos, enfatizando suas contribuições essenciais para a sociedade nova-andradinense. O vice-prefeito Milton Sena e o presidente da Câmara, vereador Dr. Leandro Fedossi, também ressaltaram o valor dessas homenagens, sublinhando o impacto positivo que os migrantes tiveram no município.