Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Vereadores de Nova Andradina debate Violência no Trânsito com base em Projeto da UFMS

Câmara de Vereadores de Nova Andradina debate Violência no Trânsito com base em Projeto da UFMS

por Cleverson Gouveia publicado 17/05/2024 13h59, última modificação 17/05/2024 13h59
Câmara de Vereadores de Nova Andradina debate Violência no Trânsito com base em Projeto da UFMS

CMNA

Na última sexta-feira (17), a Câmara Municipal de Nova Andradina se reuniu para discutir um problema que afeta diariamente a população: a violência no trânsito.

O encontro teve como objetivo central a apresentação de um detalhado mapeamento dos atendimentos e ocorrências de trânsito nos últimos três anos, realizado pelo professor Fabiano Greter Moreira. Este estudo faz parte do Projeto de Extensão "Monitor de Violência no Trânsito em Nova Andradina/MS", desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em parceria com diversas instituições locais.

A Câmara Municipal esteve representada pelo presidente Dr. Leandro Fedossi, o vice-presidente Arion Aislan e a vereadora Márcia Lobo, diretor legislativo Claudinei Araujo dos Santos, assessoria jurídica, representada pelos advogados Walter Bernegozzi Júnior e Fernando Mitsunaga.

O encontro também contou com a participação de representantes do 3º SGBM/Ind – Sub Grupamento de Bombeiros Militar Independente, 8º BPM – Batalhão de Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DEMTRAN), Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/MS) e Conselho Comunitário de Segurança de Nova Andradina/MS. Além deles, estavam presentes representantes da 7ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul (OAB/MS), acadêmicos e professores do campus local da UFMS.

Durante a apresentação, o professor Moreira detalhou os pontos críticos do trânsito no município, destacando as áreas com maior incidência de acidentes e as principais causas das ocorrências. Este "raio-x do trânsito" tem o objetivo de fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas mais eficazes na redução de acidentes e na promoção da segurança viária.

A discussão gerou diversas sugestões para a redução e prevenção de ocorrências de trânsito na área urbana do município. Entre as ações propostas, destacam-se campanhas de conscientização, melhorias na sinalização e infraestrutura viária, além de ações educativas voltadas para a população. Estas sugestões serão encaminhadas aos órgãos competentes para avaliação e possível implementação.

Os parlamentares presentes reforçaram a importância de se atuar em conjunto para melhorar os índices de acidentes. Eles destacaram ainda o papel do legislativo na elaboração de políticas públicas que promovam a mobilidade urbana e a saúde coletiva, enfatizando a necessidade de uma abordagem integrada que envolva toda a sociedade.

Para o presidente da Casa de Leis, “essa ação é um passo importante para aumentar a conscientização sobre a violência no trânsito e mobilizar a comunidade para adotar comportamentos mais seguros”.

Os dados apresentados são públicos e estão disponíveis para toda a sociedade, com o a finalidade fomentar um debate contínuo sobre o tema.

Mídias Sociais