Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Vereadores de Nova Andradina debate Violência no Trânsito com base em Projeto da UFMS

por Cleverson Gouveia publicado 17/05/2024 13h59, última modificação 17/05/2024 13h59

CMNA

Na última sexta-feira (17), a Câmara Municipal de Nova Andradina se reuniu para discutir um problema que afeta diariamente a população: a violência no trânsito.

O encontro teve como objetivo central a apresentação de um detalhado mapeamento dos atendimentos e ocorrências de trânsito nos últimos três anos, realizado pelo professor Fabiano Greter Moreira. Este estudo faz parte do Projeto de Extensão "Monitor de Violência no Trânsito em Nova Andradina/MS", desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em parceria com diversas instituições locais.

A Câmara Municipal esteve representada pelo presidente Dr. Leandro Fedossi, o vice-presidente Arion Aislan e a vereadora Márcia Lobo, diretor legislativo Claudinei Araujo dos Santos, assessoria jurídica, representada pelos advogados Walter Bernegozzi Júnior e Fernando Mitsunaga.

O encontro também contou com a participação de representantes do 3º SGBM/Ind – Sub Grupamento de Bombeiros Militar Independente, 8º BPM – Batalhão de Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DEMTRAN), Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/MS) e Conselho Comunitário de Segurança de Nova Andradina/MS. Além deles, estavam presentes representantes da 7ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul (OAB/MS), acadêmicos e professores do campus local da UFMS.

Durante a apresentação, o professor Moreira detalhou os pontos críticos do trânsito no município, destacando as áreas com maior incidência de acidentes e as principais causas das ocorrências. Este "raio-x do trânsito" tem o objetivo de fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas mais eficazes na redução de acidentes e na promoção da segurança viária.

A discussão gerou diversas sugestões para a redução e prevenção de ocorrências de trânsito na área urbana do município. Entre as ações propostas, destacam-se campanhas de conscientização, melhorias na sinalização e infraestrutura viária, além de ações educativas voltadas para a população. Estas sugestões serão encaminhadas aos órgãos competentes para avaliação e possível implementação.

Os parlamentares presentes reforçaram a importância de se atuar em conjunto para melhorar os índices de acidentes. Eles destacaram ainda o papel do legislativo na elaboração de políticas públicas que promovam a mobilidade urbana e a saúde coletiva, enfatizando a necessidade de uma abordagem integrada que envolva toda a sociedade.

Para o presidente da Casa de Leis, “essa ação é um passo importante para aumentar a conscientização sobre a violência no trânsito e mobilizar a comunidade para adotar comportamentos mais seguros”.

Os dados apresentados são públicos e estão disponíveis para toda a sociedade, com o a finalidade fomentar um debate contínuo sobre o tema.