Câmara articula retorno do curso de Geografia no campus da UFMS em Nova Andradina
A Indicação 098/2023, apresentada por Gabriela Delgado (PSB), Dr. Leandro Fedossi (PSDB), Josenildo Ceará (PT) e vereadores subscritos, propôs a articulação de diferentes órgãos em busca de retomar o curso de Geografia no campus da UFMS em Nova Andradina.
A propositura foi apresentada na 6ª Sessão Plenária Ordinária Deliberativa e encaminhada ao governador Eduardo Riedel (PSDB), secretário estadual de Infraestrutura, Hélio Pelufo, deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) e deputado federal Vander Loubet (PT).
A indicação também foi enviada ao prefeito Gilberto Garcia (PL), secretário municipal de Infraestrutura, Júlio César Castro Marques, ao reitor da UFMS, Marcelo Turine, e à diretora do campus de Nova Andradina, Solange Fachin.
Além do retorno do curso, a medida sugere a implantação de Estação Meteorológica e a elaboração de projeto de integração de equipe multidisciplinar, para estudos de áreas degradadas, estudos do uso e cobertura do solo e diagnóstico socioambiental.
A articulação visa ainda estabelecer programa de custeamento de moradia estudantil e bolsas de estudos para estudantes de pós-graduação em nível mestrado e doutorado, para monitorar processos erosivos e propor soluções para áreas degradadas.