Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Atendimento médico por telemedicina gera questionamentos da Câmara Municipal

Atendimento médico por telemedicina gera questionamentos da Câmara Municipal

por Glaucia Copede Piovesan publicado 17/04/2024 14h50, última modificação 17/04/2024 14h48
Informações são fundamentais para compreender a abrangência e disponibilidade desse serviço à população de Nova Andradina
Atendimento médico por telemedicina gera questionamentos da Câmara Municipal

Foto/montagem: Agencia 7ª Arte

A implementação do atendimento médico por telemedicina foi objeto de análise e debate na Câmara Municipal de Nova Andradina. Na sessão desta terça-feira (16), a vereadora Gabriela Delgado, os vereadores Dr. Leandro Fedossi e Arion Aislan apresentaram um requerimento solicitando informações sobre o funcionamento e alcance desse sistema no âmbito da rede pública municipal.

O requerimento 32/2024, direcionado ao poder executivo e ao secretário da pasta, expressa a necessidade de esclarecimentos sobre diversos aspectos relacionados à telemedicina, que vem ganhando espaço como alternativa no contexto do cuidado médico.

Dentre as indagações apresentadas, três pontos principais foram elencados: - a quantidade de pacientes atendidos até a presente data; - as unidades de saúde habilitadas a ofertar atendimento por meio da telemedicina e a requisição de dados (consultas/procedimentos) separados por especialidades médicas, fornecendo assim um panorama mais detalhado sobre a distribuição desses atendimentos.

Segundo os representantes legislativos, tratam-se de informações fundamentais para compreender a abrangência e disponibilidade desse serviço à população, que permitem o acompanhamento e fiscalização das políticas de saúde municipal como também fornecem subsídios para dar esclarecimentos pertinentes àqueles que procuram os vereadores no que se refere a este serviço de saúde.

Mais sobre a telemedicina

A telemedicina é a prática de fornecer serviços médicos à distância, usando tecnologias de comunicação e atendimento.

Essa abordagem popularizou diversas rotinas e ferramentas, como consultas por videochamadas, diagnósticos em parceria com plataformas inteligentes e o uso de aplicativos de saúde. Isso permite a interação entre profissionais de saúde e pacientes, mesmo que estejam separados geograficamente.

Mídias Sociais