Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Atendimento em podologia na rede municipal de saúde é proposto na Câmara

Atendimento em podologia na rede municipal de saúde é proposto na Câmara

por Marcos Santi publicado 15/07/2021 10h30, última modificação 15/07/2021 10h30

Por meio da Indicação 368/2021, a Câmara de Vereadores de Nova Andradina propôs a inclusão de atendimentos na área de podologia entre os serviços ofertados pela Rede Municipal de Saúde.

A medida foi apresentada em conjunto pelos vereadores Deildo Piscineiro (PSDB), Dr. Leandro Fedossi (PSDB), Gabriela Delgado (PSB), Wilson Almeida (PSDB), Arion Aislan (PL), Dr. Sandro Hoici (DEM), Márcia Lobo (MDB), Cida do Zé Bugre (PL), João Dan (PDT) e Fábio Zanata (MDB).

A atividade desempenhada pelo podólogo, ao contrário do senso comum, vai muito além da estética e do embelezamento: é área auxiliar da medicina dedicada ao estudo, tratamento e prevenção das podopatias (doenças dos pés).

O podólogo estuda a anatomia, fisiologia e biomecânica do pé e do tornozelo, assim como as enfermidades que os atingem.  Em Mato Grosso do Sul, a profissão conta com reconhecimento de lei estadual proposta pela Assembleia e sancionada pelo Governo Estadual.