Atenção básica e saúde da mulher pautam indicações e requerimentos
O plenário da Câmara de Vereadores de Nova Andradina encaminhou mais duas indicações e outros dois requerimentos com foco na rede de atenção básica e saúde da mulher.
Na Indicação 56/2022, as vereadoras Márcia Lobo (MDB) e Cida do Zé Bugre (PL) reiteraram pedido pela instalação e funcionamento de uma Unidade Centro de Parto Normal no município e, na Indicação 61/2022, que seja ofertada para a rede municipal de saúde a qualificação profissional DOULAS (Pessoas Aptas a Aconselhar a Mulher no Pré-parto, Parto e Pós-Parto).
Quanto aos requerimentos, o plenário solicitou informações sobre as providências tomadas na aplicação da Lei 14.231/21, no que diz respeito aos profissionais que integram as Estratégias Saúde da Família (ESFs) e a participação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais no referido quadro. O Requerimento 21/2022 é de autoria do vereador Arion Aislan (PL).
Já no Requerimento 25/2022, Cida do Zé Bugre, Marcia Lobo e Gabriela Delgado (PSB) cobraram o envio de informações sobre o “Programa Mamãe Saudável, Bebê Feliz”, se está em andamento, o cronograma de entrega mensal, se chegou a ser suspenso por algum período, como é feita a triagem das beneficiárias, quantas mães já foram contempladas e se há algum acompanhamento para localizar as mães aptas a receber o benefício.