Academia da Saúde homenageará ex-juiz de Paz de Nova Andradina
A Câmara Municipal de Vereadores de Nova Andradina aprovou, por unanimidade, projeto de lei ordinária que dispõe sobre a denominação da Academia da Saúde. O programa que será desenvolvido na Praça Francisco Frutuoso Figueiredo irá homenagear o ex-juiz de Paz, Yasuhiro Suguita.
A iniciativa foi apresentada pelo líder do Governo Municipal no Legislativo, vereador Quemuel de Alencar. “Trata-se de uma homenagem póstuma que prestamos ao senhor Suguita pelos relevantes serviços prestados a toda comunidade de Nova Andradina”, afirmou o parlamentar.
Sobre a Academia da Saúde - A proposta tem como objetivo contribuir para a promoção da saúde a partir da implantação de um polo com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais, atividades físicas, lazer e modos de vida saudáveis.
O programa também visa à promoção de ações de segurança nutricional e de educação alimentar, bem como outras temáticas que envolvam a realidade de Nova Andradina, além de proporcionar espaço para o teatro, a música, a pintura e o artesanato, seguindo os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde.
O projeto integra a rede de atenção básica, que será responsável pela organização e planejamento das atividades. A unidade também deverá estar vinculada a um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) ou a uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
A construção do polo, além de oferecer infraestrutura e equipamentos, deve articular práticas que promovam modos de vida saudáveis e dialoguem com outras políticas, como a do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil.
Biografia - Além de exercer a função de Juiz de Paz da Comarca de Nova Andradina, entre os anos de 1995 e 2008, período em que celebrou mais de mil casamentos na cidade, Yasuhiro Suguita se destacou como um dos principais expoentes da colônia japonesa radicada no município.
Nascido em 21 de janeiro de 1937, em Pereira Barreto (SP), Yasuhiro Suguita casou-se em 1960 com Satiko Suyama Suguita, com quem teve três filhos, Honório, Lúcia e Marta.
Em Nova Andradina, instalou-se como comerciante com a “Casa Suguita”, onde atuou até 1984, mesma época em que foi convocado pelo Cartório de Registro Civil para exercer a função de Auxiliar Judiciário e, posteriormente, de Juiz de Paz.
Também foi um dos fundadores da Associação Cultural e Esportiva de Nova Andradina (ACENA), que hoje se distingue como uma das mais relevantes para a realização de eventos, a maioria no sentido de preservar a cultura nipônica.
Suguita esteve presente ainda no movimento que culminou com a fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em 1981, além de ser um dos fundadores da Loja Maçônica “Obreiros Ocultos”, onde foi Venerável de 1981 a 1985.
Entre as homenagens já recebidas, destaca-se a Comenda do Mérito Legislativo, concedida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, e o título de Cidadão Honorário de Nova Andradina, conferido pela Câmara Municipal.
Assessoria de Comunicação CMNA