Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Abril de 2015 / Vereadores solicitam prorrogação do cadastro ambiental rural

Vereadores solicitam prorrogação do cadastro ambiental rural

por Marcos Matos publicado 27/04/2015 09h47, última modificação 19/05/2015 20h14
Ofício foi encaminhado ao Governador Reinaldo Azambuja para fortalecer a reivindicação dos produtores do Estado

Os vereadores Newton Luiz de Oliveira e Robertinho Pereira encaminharam, esta semana,  ofício endereçado diretamente ao governador Reinaldo Azambuja solicitando a prorrogação das inscrições para o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Trata-se de uma reivindicação dos produtores rurais de Nova Andradina e de todo o Estado de Mato Grosso do Sul, que ainda não fizeram adesão ao programa que os enquadra às regras do novo Código Florestal.

A adesão ao CAR termina oficialmente no dia 5 de maio. Porém, em MS e em todo país ainda existem imensas áreas que não estão cadastradas. Por isso, o governo federal tem recebido nas últimas semanas uma série de pedidos por parte de governos estaduais e de entidades representativas do agronegócio para oficializar tal prorrogação. O Ministério da Agricultura ainda não definiu a questão.

Segundo Nenão, o ofício tem a finalidade de sensibilizar as autoridades e somar forças. “Este documento se somará aos pedidos das entidades representantes desta categoria, que é responsável pela maior riqueza do nosso país – a agricultura. O governo do Estado, ciente da importância deste setor para a economia, sem dúvida, deve levantar esta bandeira e lutar pela prorrogação dos prazos por mais um ano”, ressaltou.

Além do ofício, os parlamentares de Nova Andradina também deverão apresentar uma indicação na próxima sessão ordinária, que acontecerá na segunda-feira, dia 27 de abril, sobre esse mesmo tema. A indicação será encaminhada a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento integrado e ao próprio governador. “O prazo está se esgotando. O Ministério da Agricultura não está propenso a prorrogar a data limite para o registro dos imóveis rurais. Se todos não estiverem juntos nesta luta, os agricultores poderão ser prejudicados”, avalia Robertinho.

Matéria de responsabilidade do gabinete do vereador Nenão

Fonte: Aline Leão / Assessoria