Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Mês de Outubro de 2013 / Projeto da Câmara visa combate à dengue a partir da citronela

Projeto da Câmara visa combate à dengue a partir da citronela

por Marcos Matos publicado 07/10/2013 21h09, última modificação 19/05/2015 20h01
Além de orientações, parceria prevê cultivo e distribuição de mudas do capim popular como repelente natural do mosquito transmissor

O combate à dengue em Nova Andradina ganhou mais um aliado. Projeto da Câmara Municipal idealizado pelo presidente Newton Luiz de Oliveira (Nenão) e vereador Sandro Hoici, vê no cultivo e na distribuição de mudas de citronela ferramenta para inibir a presença do mosquito transmissor da doença.

A iniciativa conta com apoio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Prefeitura, Marmoaria Gramares, Clube Desbravadores Athus e Clube Desbravadores El Shadai.

“O drº Sandro já vinha com indicações neste sentido e achamos interessante viabilizar essa ação por meio de parcerias”, contou o presidente da Casa de Leis. O presidente ressaltou que, inicialmente, a ação consiste na retirada das mudas disponibilizadas na Marmoaria Gramares para a implantação de viveiro no campus local do IFMS.

“Depois disso, contamos com todo o apoio técnico do instituto para a manutenção do viveiro e vamos prosseguir para a segunda fase, que a é distribuição e a orientação para o município sobre os benefícios da citronela”, complementou o presidente. Ao longo do projeto, as demais parcerias auxiliam na logística e divulgação.

Uso simples, aliada poderosa

O engenheiro agrônomo do IFMS, Bruno Oliveira, explicou que a citronela é um tipoDSC_0679.JPG de capim com propriedades variadas. “É uma planta bastante comum da família do capim limão”, especificou o profissional.

Segundo o engenheiro, além do conhecido chá de citronela utilizado para consumo humano, o capim guarda benefícios como o repelente a insetos, incluindo o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

“Há diversas formas de utilizar a planta. É possível colocar uma muda nos locais de circulação de vento da casa, como as janelas, que vão espalhar o aroma e espantar o mosquito. Também é possível fervê-la e usar o chá para limpar algumas áreas”, reiterou Bruno. A utilização do capim em parafina é outra possibilidade. Neste caso, a queima da “vela de citronela” também inibe o mosquito.

Engenheiro agronômo conferiu planta "matriz" de citronela

Fonte: Ana Carla Barbosa / Assessoria