Citronela: após retirada de mudas, projeto da CMNA segue com combate à dengue
A intenção é reproduzir a citronela em viveiro instalado no IFMS. Na sequência, a distribuição de mudas para a população e a promoção de campanha de conscientização sobre os benefícios do capim vão completar a iniciativa.
De autoria do presidente da Casa de Leis, Newton Luiz de Oliveira (Nenão) e do vereador Sandro Hoici, a ação também conta com o apoio do Poder Executivo, Clube Desbravadores Athus e Clube Desbravadores El Shadai em diferentes etapas de realização.
"Visto a epidemia de dengue que tivemos em 2012, pensamos em uma alternativa de baixo custo que ajudasse a população se proteger. A citronela tem uma propriedade repelente muito forte e devemos aproveitar este potencial", explicou Nenão.
Durante a retirada das plantas matrizes, Sandro Hoici enfatizou o potencial do capim popular. "É um repelente poderoso e pode ser usado de várias formas", acrescentou.
Citronela
Além do conhecido chá utilizado para consumo humano, a citronela guarda benefícios como o repelente a insetos, incluindo o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Existem diversas maneiras de utilizar a planta.
Especialistas explicam que é possível colocar uma muda nos locais de circulação de vento das residências, como as janelas a fim de "espalhar" o aroma da planta e espantar o mosquito. Também é possível fervê-la e aplicar o chá na limpeza doméstica. A utilização do capim em parafina é outra possibilidade. Neste caso, a queima da "vela de citronela" também inibe a presença do mosquito.
Clique aqui para ver mais fotos:Citronela no Combate à dengue
Fonte: Ana Carla Barbosa / Assessoria