Câmara destaca compromisso com alfabetização em seminário intermunicipal
”, pontuou o vereador. O parlamentar também atentou para a necessidade de ampliar as políticas de valorização do professor.
“Conferindo dados do PNAD, que é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, referentes a 2012, foi possível perceber que, após 15 anos em declínio, a taxa de analfabetismo parou de cair. Em outras palavras, desde 1997 estávamos conseguindo reduzir os índices de analfabetismo, mas no ano passado, o percentual foi de 8,5%, o que representa aumento de 0,01% em relação a 2011”, complementou o vereador. Os índices foram classificados por Nenão como “inaceitáveis”.
Pacto
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é desenvolvido pelo Governo Federal, Estados e municípios e preconiza que toda criança deve estar plenamente alfabetizada ao término do terceiro ano do ensino fundamental.
Parte das atividades que integram o programa, o Seminário Intermunicipal de Alfabetizadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa foi realizado em Nova Andradina após 20 encontros presenciais. Na última quinta-feira (5), foi promovida a palestra “Alfabetização e Letramento”, ministrada pela mestre em Educação, Leusa de Melo Secchi.
Além do presidente da Câmara Municipal, a abertura do Seminário contou com a presença dos vereadores Quemuel de Alencar, secretária municipal de Educação Cultura e Esportes, Nair Lorencini Russo, prefeito de Batayporã, Alberto Sãovesso, além de representantes da Secretaria de Estado de Educação e da Coordenação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Fonte: Ana Carla Barbosa / Assessoria