Câmara apoia inclusão de tecnologia na rede municipal de ensino
Na ocasião, o Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTM), da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SEMEC) apresentou nove projetos elaborados com o auxílio do software por estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino (REME).
“Quando ouvi falar do Scratch fiquei muito curioso. Primeiramente fui procurar conhecer seu funcionamento, pois era algo novo para mim. É uma ferramenta muito interessante e acredito que ela tem o poder de estimular muito aos alunos e com certeza vai contribuir muito com o aprendizado deles”, afirmou o presidente.
As apresentações também foram acompanhadas pelo prefeito Roberto Hashioka, secretária de Educação, Nair Lorencini Russo e o coordenador do NTM, Augusto Teixeira. O profissional salientou a possibilidade de induzir a criatividade entre os alunos a partir da utilização do programa. “Para desenvolver os projetos que vimos, os alunos passaram por várias etapas e dominaram várias linguagens”, frisou o coordenador.
Lousa digital
Além do Scratch, que é basicamente uma linguagem gráfica de programação voltada para fins didáticos, a REME deve implantar o uso de lousas digitais. O assunto já foi alvo de indicação do vereador Nenão encaminhada neste ano ao Executivo.
“Quando fiz esta indicação, pensei que fosse um projeto possível para daqui uns dois anos, mas andei verificando, e se tudo correr bem já pode dar certo para o ano que vem. O município está de parabéns”, reiterou Nenão.
Fonte: Ana Carla Barbosa / Assessoria