Assentados conquistam recursos de custeio do Pronaf após gestão do vereador Zé Bugre
Estiveram presentes durante a liberação dos recursos o gerente geral do Banco do Brasil, Valter Junior, o gerente de relacionamento do banco, Paulo Yano, o médico veterinário da Crescer, Caio da Silveira Alvarenga, que foi o responsável pela elaboração do projeto técnico, além dos assentados beneficiados com o recurso de custeio do Pronaf.
Os recursos de custeio do Pronaf foram liberados para nove parceleiros residentes no Assentamento Teijin/Fetagri. Há três anos, os assentados conquistaram através de projeto técnico desenvolvido pela Crescer os recursos do Pronaf, e agora, após a correta aplicação destes recursos e laudo expedido pela Crescer, foram contemplados com a verba de custeio.
Cada contemplado recebe R$ 5 mil para serem aplicados no custeio de beneficiamento e industrialização da produção, inclusive aquisição de embalagens, rótulos, condimentos, conservantes, adoçantes e outros insumos, formação de estoques de insumos, formação de estoques de matéria-prima, formação de estoque de produto final e serviços de apoio à comercialização, adiantamentos por conta do preço de produtos entregues para venda, financiamento da armazenagem, conservação de produtos para venda futura em melhores condições de mercado e a aquisição de insumos pela cooperativa de produção de agricultores familiares para fornecimento aos cooperados.
O gerente do Banco do Brasil, Valter Junior, afirmou que o banco possui linhas de crédito disponíveis, e que é preciso que os agricultores familiares se organizem e desenvolvam os projetos para terem acesso a estes recursos.
O vereador Zé Bugre, que vem acompanhando de perto todo o processo para que os produtores pudessem ser contemplados com os recursos, participando de algumas reuniões em Campo Grande e auxiliando os assentados para que pudessem apresentar toda a documentação para ter acesso ao crédito, afirmou que está à disposição de todos os pequenos produtores para auxiliar no que for preciso. “Sei das necessidades, e estarei sempre pronto a ajudar, pois são os pequenos trabalhadores rurais que movimentam a nossa economia e fazem nossa cidade crescer e se desenvolver”, resumiu Zé Bugre.
Fonte: Bete Lopes / Assessoria